domingo, 22 de julho de 2012


PROJETO MEIO AMBIENTE
O projeto é desenvolvido para os anos iniciais do ensino fundamental no 3º ano.  Não é por falta de conhecimento que o meio ambiente é destruído, mas devido ao estágio de desenvolvimento existente nas relações sociais de nossa espécie. Ao desmatar, queimar, poluir, utilizar ou desperdiçar recursos naturais ou energéticos, cada ser humano está reproduzindo o que aprendeu ao longo da história e a cultura do seu povo. Os conteúdos nas áreas de Comunicação e Expressão, Matemática, Geografia, História, Arte e Ciências devem  Observar e analisar fatos e situações do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo as necessidades e oportunidades de atuar de modo propositivo para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida.   Ao educador não basta informar: é necessário fazer parte da formação de novas gerações e deixar o nosso legado através da atuação dia a dia, gota a gota,vertendo rios e desaguando no oceano cheio de vida que é o aluno.  Há problemas emergenciais a serem resolvidos : a destruição das florestas, da camada de ozônio, a contaminação dos solos e das águas, o consumismo desenfreado, a explosão demográfica, a educação., mas sempre será um enfrentamentos às conseqüências e não às causas: propondo assim algumas atividade desenvolvidas por cada componentes curricular no projeto.
Em português: Histórias sobre o meio ambiente
 Recortes de jornais e revistas(Elaboração, apresentação e distribuição de jornais, murais, folders, textos.)
            Livro de receitas alternativas
            Paródias.
           Produção de textos e interpretação
            Em Matemática: Reciclagem de papel.
Confecção de brinquedos  com materiais recicláveis
Em Geografia: Assistir documentários
Em História: Visitas pelas ruas para observação do meio ambiente
Conhecer o  processo de capinar executado pela prefeitura do município
            Em Artes: Dramatização; o) Apresentação de peças teatrais com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os indivíduos sobre a importância de preservar o meio ambiente.
  Em Ciências:Trabalhar o Meio Ambiente, que têm como objetivo aumentar a responsabilidade e a conscientização de todas as pessoas sobre o que representa a natureza em que vivemos.
       Permitir ao aluno a oportunidades de desenvolver uma sensibilização a respeito dos problemas ambientais e buscar formas alternativas de soluções.
                            
 Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação a utilização dos recursos naturais favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável, garantindo a vida no planeta.
       Incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação entre os alunos e os professores, entre a escola e a comunidade, para transformação humana e social, alcançando a preservação e a recuperação do meio ambiente.
      Ver o trabalho coletivo e a cooperação entre os alunos e os professores, entre a escola e a comunidade, para transformação humana e social, alcançando a preservação e a recuperação do meio ambiente.
          Possibilitar a construção da consciência ecológica para este mundo diferente e transformador, fazendo análises importantes tanto nos conteúdos programáticos como na prática relativa ao meio ambiente escolar.
         Recuperar o terreno da escola para criar um espaço de reflorestamento e embelezamento, servindo para efetivar na prática as ações do meio ambiente.
        Capacitar os alunos para plantar, preservar e recuperar áreas verdes na escola e comunidade, visando formar cidadãos que interagem e participem de forma ativa na recuperação do meio ambiente.
     AVALIAÇÃO: Espera-se que durante o desenvolvimento da prática pedagógica aplicada o professor  considere quais aspectos alcançaram as intenções pretendidas; quais devem ser aperfeiçoados; as causas das dificuldades; e como de uma próxima vez, será possível superá-las.


SINAIS EM LIBRAS
a)10 sinais com locações diferentes que são utilizados na língua de sinais brasileira:
TELEVISÃO+TRABALHAR
AGUA ARDENTE+ADÚLTERO
VITÓRIA+VINHO
VIGIAR+ANTENA1
ANIVERSARIO1+ANUNCIAR
AVIÃO1+BOI
ABRAÇAR+ABOLIÇÃO
GAVIÃO+CHOFER
BASTA+ESTUDAR
SONHAR+COLORIDO
APRENDER+SABADO

b)  10 sinais com duas mãos:
CASA, ESTUDAR, BRINCAR, FAZER, SEXO, AMANTE, BRIGAR, CADERNO, ANUNCIAR, ANO, ENCONTRAR

c)  10 sinais com uma mão:
CONHECER, LARANJA,APRENDER,CONHECER,PORTUGUES,BIOLOGIA, DIA,DEUS,SINAL,LAPIS,PESSOA,FACIL,

d) 10  sinais sem movimento:
SILÊNCIO, CAMA, REZAR,CASA,RADIO,TORTO,
TRIANGULO, TRES, UMBIGO, BANGUELA, BEZOURO

1-      Pedagogo em ambiente hospitalar
O pedagogo que atuar em ambientes hospitalares precisa de todo preparo psicológico e emocional, ele será mediador para recuperar sentimentos de amor próprio entre outros e assegurando a valorização da vida do paciente. A prática do pedagogo se dá através das variadas atividades lúdicas e recreativas como a arte de contar histórias, brincadeiras, jogos, dramatização, desenhos e pinturas, a continuação dos estudos no hospital, como uma estratégia para melhorar o atendimento da criança e do adolescente hospitalizado, dentro de uma visão humanista em que se olha o paciente como um ser integral, que vai além do corpo físico, buscando atender suas necessidades físicas, psíquicas e sociais. previnindo o fracasso escolar, que nesses casos, é gerado pelo afastamento da rotina escolar, cabe a ele  oferecer assessoria, atendimento emocional e humanístico tanto para o paciente como para o familiar que, muitas vezes, apresentam problemas de ordem psicoafetiva que podem prejudicar na adaptação no espaço hospitalar, visando à formação integral do aluno enfermo numa proposta de amenizar a possível desmotivação e oestresse ocasionados pela internação.  A necessidade de desenvolver propostas consistentes, tanto do ponto de vista pedagógico quanto de apoio teórico. Um ambiente que poderia ser frio e desconfortante, acaba sendo transformado com a vinda da pedagogia hospitalar. fonte; Amarilda Sanches de Amaral - Livro Pedagogia ambiente não escolar (Ulbra)